segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Aspirador de pó industrial ajudando no controle de ambiente para pacientes com alergia respiratória


Aspirador industrial e doenças respiratórias


As alergias respiratórias, principalmente a asma e a rinite alérgica, são muito comuns na população em geral. O que poucos sabem é que é possível prevenir e controlar as crises respiratórias através de algumas ações simples que você mesmo pode tomar.
Em primeiro lugar é fundamental consultar um médico para realizar uma avaliação do quadro clínico, dar o diagnóstico, identificar as principais causas que desencadeiam e agravam as crises alérgicas e orientar o tratamento mais adequado para você.
Além disso, você pode realizar um programa de controle de ambiente, nos locais em que você passa a maior parte do tempo, principalmente a casa e o quarto, para diminuir os alérgenos causadores da alergia. Os principais são: ácaros da poeira, mofo, penas, pelos de animais e pólen. Veja a seguir, algumas dicas de controle de ambiente para combater os principais alérgenos e irritantes

Ácaros da poeira

Os ácaros da poeira (Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae e Blomia tropicalis) e seus excrementos são os maiores agentes causadores das alergias respiratórias. São organismos microscópicos que se alimentam da descamação da pele humana. Encontram-se normalmente em colchões, travesseiros, roupas de cama, cobertores, carpetes, tapetes, móveis estofados, cortinas, bichinhos de pelúcia, estantes, livros e poeira doméstica.

Para eliminá-los recomendamos:

No quarto
  • Encapar os colchões com materiais impermeáveis, sem aberturas e fechado com zíper. Ácaros não conseguem atravessar essas proteções e, dessa maneira, são mantidos longe da sua fonte de alimentação (descamação da pele humana). Encape todas as camas do quarto.
  • Limpar as capas com pano úmido ou aspirador de pó pelo menos uma vez por semana.
  • Usar travesseiros de poliéster que podem ser lavados com freqüência e cobri-los com capas impermeáveis, semelhantes às dos colchões.
  • Usar edredons, acolchoados leves ou cobertores sintéticos que possam ser lavados com freqüência. Evitar travesseiros de penas, colchas ou cobertores de lã ou felpudos.
  • Lavar as roupas de cama duas vezes por semana em água quente. A água fria ou morna não mata os ácaros.
  • Retirar do quarto bichinhos de pelúcia, livros e revistas, cortinas, almofadas, tapetes ou carpetes.
Na casa
  • Manter a casa arejada e ventilada.
  • Evitar tapetes ou carpetes. Se tal medida não for possível, usar um aspirador de alta eficiência (com filtro HEPA) que filtra as partículas de sujeira e os ácaros. O uso de aspirador convencional pode ter resultado pouco satisfatório porque seus filtros não retêm os agentes causadores das alergias e permitem que as partículas aspiradas voltem ao ambiente.
  • Limpar a casa diariamente com pano úmido (não varrer ou espanar). Se você tiver alergia e for realizar a limpeza, use máscaras de proteção. Existem no mercado máscaras com filtro HEPA.
  • Evitar residências que permanecem fechadas durante muito tempo assim como bibliotecas, porões, sótãos ou ambientes com grande acúmulo de poeira.
  • Dar preferência a tecidos emborrachados nos móveis estofados.
  • Manter o ar condicionado limpo trocando com frequência o seu filtro.

Fungo

É outro grande alérgeno responsável pelas crises e se desenvolve em lugares com alta umidade relativa.O fungo cresce em lugares úmidos, escuros, pouco ventilados (porões, despensas e closets) e em alguns banheiros e cozinhas.

Por isso, para evitar a sua proliferação:

  • Evite vazamentos ou acúmulos de água. Conserte vazamentos de telhas e mantenha as calhas limpas.
  • Evite áreas pouco ventiladas ou sombrias, jardins mal conservados, plantas dentro de casa e aquários.
  • Lave as roupas que estejam guardadas por muito tempo.
  • Limpe regularmente chuveiros e banheiras, vasos sanitários, armários, cozinhas, banheiros e porões com alvejantes ou desinfetantes.
  • Mantenha uma luz elétrica em armários úmidos para secar o local.
  • Não use vaporizadores ou umidificadores de ar na casa pois eles favorecem a proliferação do mofo.
  • Utilize desumidificadores de ar em ambientes muito úmidos.

Animais de estimação

As causas da alergia respiratória relacionadas aos animais de estimação são a caspa (escama da pele) e a saliva do animal. Além disso, o pelo também é um desencadeante, pois acumula poeira, ácaros e mofo que são fortes causadores de alergia.
Sendo assim evite ter animais de estimação de pelos tais como: cães, gatos e coelhos. Mas se você já tem na sua casa, mantenha-os do lado de fora, sem contato com a pessoa alérgica.

Irritantes

Existem ainda substâncias que têm um forte papel irritante que podem piorar uma crise já existente ou contribuir para o aparecimento de uma nova. Veja abaixo as principais substâncias irritantes:
Cigarro
Um dos mais perigosos irritantes é a fumaça do cigarro. Muitos estudos sobre os seus efeitos na saúde respiratória em crianças demonstram a relação entre a fumaça secundária (fumaça respirada) e a incidência maior de doenças respiratórias, principalmente durante os dois primeiros anos de vida.Além disso, o contato de crianças asmáticas com essa substância causa um aumento dos sintomas de tosse e falta de ar.
Em adultos, a fumaça aspirada passivamente tem colaborado para aumentar os problemas respiratórios, incidência de câncer e doenças respiratórias crônicas. Dessa forma, pacientes alérgicos e asmáticos devem evitar completamente a fumaça do cigarro.Ninguém deve fumar dentro de casa e nunca na presença do paciente asmático.
Odores fortes
  • Evite usar tintas, inseticidas, detergentes, desinfetantes, ceras, produtos de limpeza e produtos químicos.
  • Evite sabonetes, xampus, perfumes, cosméticos e odores fortes. Use produtos neutros, sem perfume.
  • Evite usar incensos.
  • Evite também produtos em spray aerosol, pois expelem partículas que irritam as vias aéreas quando inaladas.
  • Poluição do ar
  • A poluição do ar pode causar um aumento dos problemas respiratórios. Portanto, evite exercícios ao ar livre, perto de áreas com trânsito muito intenso ou com fumaça de indústrias.
Tempo
Mudanças bruscas nas condições do tempo, particularmente no frio, podem agravar as doenças respiratórias em muitos pacientes.

Recomendações

Esportes
A prática de esportes é importante e deve ser feita por todos os pacientes alérgicos. Converse com o seu médico.
Exercícios respiratórios
A fisioterapia respiratória traz muitos benefícios às pessoas com alergia respiratória. Informe-se com o seu médico.

Lembre-se

Para um controle adequado das crises alérgicas é necessário um bom relacionamento com o seu médico.Para tanto, utilize a medicação prescrita conforme a orientação médica e tire todas as suas dúvidas relacionadas ao tratamento. Não use medicamentos por conta própria e comunique seu médico se outros fatores estiverem causando a piora das crises.
Fonte://alergodermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário