terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Higienização e aspirador de Pó Industrial

Como Higienizar com o auxílio do Aspirador de Pó Industrial


A higienização do acervo é um dos procedimentos mais significativos existentes no processo de conservação de materiais bibliográficos uma vez que irá retirar do documento/obras os agentes responsáveis pela sua deterioração tais como: poeira, detritos de insecto, entre outros.
A operação técnica de higienização resume-se basicamente no manter o acervo limpo. Trata-se de uma operação extremamente fácil e simples de realizar e que condiciona o bom estado do acervo. Deverá ser considerada como um hábito de rotina na manutenção tanto de bibliotecas como arquivos, daí ser considerada a conservação preventiva por excelência.
A sujidade revela-se num agente de deterioração que mais afecta os documentos e, quando conjugada com condições ambientais inadequadas, provoca reacções de destruição de todos os suportes existentes num acervo.
A poeira é considerada como grande inimiga da conservação dos documentos uma vez que, contém partículas de areia que cortam e arranham; fuligem, mofo e inúmeras impurezas, atraem a humidade e degradam o papel. Desta forma, a poeira depositada dia após dia sobre os livros e documentos, causa sérios danos para a conservação do acervo. O seu acumular na superfície das obras, interfere no seu aspecto estético e constitui-se numa fonte de acidez e degradação. Desta forma, a higienização deve ser executada de forma sistemática, com o objectivo de manter o acervo livre dessa fonte contínua de acidez, deixando-o o mais saudável possível.
O método mais simples é a remoção do pó e demais sujidades a seco, denominada de higienização mecânica a seco. [Procedimento que consiste na remoção do pó das lombadas e partes externas dos livros com um aspirador de pó, utilizando-se baixa potência e com protecção na sucção. Na limpeza das folhas utilizam-se escovas macias e flanelas de algodão. De forma a realizar uma limpeza eficiente e sem riscos deve ser efectuada com pó de borracha através da sua aplicação em pequenas quantidades sobre as superfícies desejadas mediante movimentos suaves e circulares. Posteriormente, deverá ser removido com um pincel, devendo ser manuseado no sentido de baixo para cima, direccionando todos os resíduos, para que seja realizada a sucção existente na mesa própria de higienização de livros.]
A higienização corresponde à retirada de poeira e outros resíudos estranhos aos documentos, tais como: prendedores metálicos [clips], etiquetas, fitas adesivas, papéis e cartões ácidos, etc., através de técnicas apropriadas.
Segundo Cassares (2000), os materiais mais utilizados aquando de um processo de higienização são:
  • Pincéis;
  • Flanelas;
  • Aspirador de pó industrial
  • Bisturi, pinça, espátula, agulha, cotonete;
  • Borrachas de Vinil;
  • Raladores de plástico ou aço inox;
  • Fita-crepe, lápis de borracha;
  • Luvas látex e de algodão;
  • Máscaras;
  • Papel mata-borrão;
  • Pesos;
  • Poliéster;
  • Folhas de papel siliconado;
  • Microscópios;
  • Cola meticelulosa;
  • Lápis HB;
  • Etc.
Os procedimentos técnicos básicos para a actuação na área de higienização são:
  1. Manter uma política sistemática de limpeza de livros e estantes. A higienização do acervo possibilita identificar qualquer problema de início de contaminação do acervo por microorganismos e insectos, além de evitar o acúmular de pó nos livros e estantes;
  2. Examinar, cuidadosamente, todo o material que for incorporado ao acervo. Deverá ser realiado tanto nos livros adquiridos por doação, compra, permuta como também em móveis, sobretudo em mobiliário de madeira. Este acto de examinar torna-se deveras importante uma vez que evita a contaminação do acervo por livro ou móvel que esteja infectado.
  3. Limpar os livros com trinchas ou pincel nas áreas de cabeça (parte de cima), no pé (parte de baixo) e na lombada (parte lateral). Deve-se segurar o livro pelo ceontro com a lombada voltada para cima, para evitar que, no decorrer do processo de limpeza, o pó penetre pelas folhas. Os livros que forem incorporados ao acervo devem ter prioridade no processo de higienização; devendo ser limpos individualmente, folha a folha, forrando-se a mesa de trabalho com papel de tonalidade clara (braca de preferência= para possibilitar a identificação da sujidade removida) (o ideal seria utilizar uma mesa de higienização com sucção com o aspirador de pó industrial)Fonte://panucarmi2

Nenhum comentário:

Postar um comentário