segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Como limpar bichinhos de pelúcia com ajuda do aspirador de pó industrial


Dicas de como higienizar os bichos de pelúcia com aspirador de pó industrial


Primeiramente, é importante dizer que os bichinhos de pelúcia, via de regra, vem com uma etiqueta que orienta a respeito da forma ideal de lavagem. Entretanto, se você ficar na dúvida, pode seguir umas das dicas abaixo. Garanto que irão funcionar direitinho. E para organizar melhor as informações, decidi dividi-las por tipo de limpeza: apenas remoção de pó, de remoção de ácaros, lavagem na máquina e lavagem à mão. Abaixo algumas dicas e macetezinhos para ajudá-las em cada uma dessas três opções.
 Limpeza apenas removendo o pó: Se a pelúcia do seu filhote não é usada nunca, fica só lá na prateleira enfeitando o lindo quartinho, não há necessidade absoluta de lavagem. Apenas e remoção do pó é suficiente. Mas como fazer isso? Bom, aí vale a boa e velha “batida” (dar uns tapinhas no bichinho mesmo) em um local ventilado ou, então, a limpeza com um aspirador de pó industrial . Nesse caso, o macete é colocar uma meia calça na parte do aspirador de pó industrial que será passada no bichinho. Isso ajuda a proteger a pelúcia do contato com o pó que pode estar no aspirador e também evita que algum detalhe ou parte do pelo do bichinho seja arrancado.
 Limpeza de remoção de ácaros: Por serem feitos de algodão e fibras, os bichinhos de pelúcia são o “ambiente” perfeito para a proliferação de ácaros, que costumam causar alergias respiratórias. A dica para eliminar os ácaros é colocar o bicho de pelúcia em um saco plástico e deixá-lo no freezer por algumas horas. A temperatura extremamente fria acaba com os ácaros e os bichinhos ficam prontos para serem utilizados de novo. Minha dica: eu faria uma das outras três formas de limpeza antes dessa e, depois, ainda concluiriam deixando o bichinho pendurado em lugar ventilado para ter certeza de que não ficou nenhuma umidade por ali (ainda não testei isso, pois não tenho muito essa neura dos ácaros, mas quando fizer, vou com certeza deixar o bichano penduradinho antes de colocá-lo de volta ao seu lugar).
 Lavagem na máquina: Para você lavar um bicho de pelúcia na máquina, primeiramente, você deve ter certeza de que: 1. O brinquedo não tem bateria/pilha 2. O brinquedo não é velhinho e/ou frágil a ponto de se desmanchar (já pensou a encrenca que você irá criar?) 3. O brinquedo não tem detalhes delicados que poderão se desprender (se tiver, veja se você consegue removê-los antes) 4. O material com o qual o brinquedo é preenchido permite lavagem (leia na etiqueta com instruções de lavagem ou contate o fabricante). Bom, o brinquedo passou no teste, não tem nada que o impeça de ser lavado na máquina, então é só seguir as orientações abaixo. Retire todo e qualquer detalhe que poderá se despreender durante a lavagem; Escolha a opção lavagem delicada da sua máquina e não utilize água quente; Utilize o mesmo sabão em pó que você usa para lavar as roupinhas do bebê; Coloque a pelúcia dentro de uma fronha de travesseiro (e dê um nó ou utilize algum cordão para fechá-la) ou então dentro de saquinhos específicos para lavagem de roupas delicadas; Assim que o ciclo de lavagem tiver terminado, escove o bichinho com uma escova delicada para “recompor” o pêlo; E, lembre-se, nunca misture bichinhos de cores diferentes; Lavagem à mão: Nesse caso, você não irá mergulhar a pelúcia no tanque e deixá-la afogada em litros de água. O que deverá ser feito é o seguinte: Prepare uma água com o mesmo sabão que você lava as roupinhas do bebê ou, então, com um pouco de shampoo para bebê. Coloque o suficiente para dar um pouco de espuma (não muuuuito). Em seguida, molhe um pano limpo nessa água e retire o excesso (mas o deixe ainda bem úmido, sem ser enxarcado, mas razoavelmente molhadinho). Depois, passe esse pano sobre toda a superfície da pelúcia, esfregando até dar uma espuminha. Quando tiver lavado todo o bichinho, use outro pano úmido e limpo para retirar o excesso de sabão, envolva o bichinho em uma toalha macia e aperte-o gentilmente, para tirar o excesso de água. Por fim, pendure-o em lugar fresco e arejado para secar (cuidado com o sol porque a pelúcia pode desbotar). Como secar: Se você lavou na máquina, pode tanto deixar o bichinho na fronha e colocá-lo na máquina de secar, ou ainda tirá-lo dessa proteção e secá-lo pendurado ao vento. Se você lavou à mão, para ajudar no processo de secagem tire primeiro todo e excesso de água com uma toalha bem macia, como já mencionei acima, e depois seque com o secador ou ao vento. Nesse caso, não indico a máquina, pois se você escolheu essa opção é porque o bichinho é delicado. Fonte://macetesdemae

Nenhum comentário:

Postar um comentário