segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Como o aspirador de pó industrial ciclone funcionam?


Por que usar um ciclone

Um aspirador  de pó  industrial ciclone é um tubo cônico fechado. As partículas do ar são bombeadas para dentro, na parte superior, acima da extremidade mais larga do cone. À medida que o ar entra, ele se move para baixo em espiral, aumentando a velocidade conforme a circunferência do cone se torna menor. Isso cria um vórtice muito parecido com um tornado ou ciclone. As partículas grandes são atiradas contra os lados do cone e caem em um cesto na parte inferior. Um ventilador no topo do cone ciclone atrai as partículas mais leves até ao centro do ciclone para um tubo de escape, geralmente levando-as até um filtro. A altura, o diâmetro e o ângulo das paredes do cone afetam a eficiência da remoção de partículas. O modelo deve ser escolhido de acordo com o uso a que será destinado.

Ciclones múltiplos

Vários cones do tipo ciclone podem ser colocados em paralelo para remover mais pó. Muitas vezes, estes serão cones de menor diâmetro, com um comprimento maior do que o de um único aspirador de pó industrial . Multiclones, que é como são chamados, utilizam uma única entrada e saída para todos os cones.

Uso industrial

Esse tipo de aspirador de pó industrial  não apenas remove as partículas provenientes da respiração dos trabalhadores e reduz a poluição no ar, ele também pode ser usado para recuperar materiais valiosos. Ar empoeirado sobre plantas de processamento de minério de metal, fabricação de cimento, sinterização de aço e plantas de processamento de gesso ainda contém partículas úteis. Se recolhidas, elas podem ser reutilizadas. Aspiradores ciclone irão separá-las da poeira inútil, que é filtrada do ar depois que essas partículas mais pesadas são removidas.

Uso doméstico

No final de 1970, o designer industrial britânico James Dyson decidiu que esse tipo de aspirador de pó industrial  ciclone seria mais eficiente que o padrão que se utilizava em residências, que consistia em soprar a poeira através de um filtro de papel ou saco. Ele e sua equipe criaram mais de 5.000 protótipos para aperfeiçoar o design, e no início de 1980, pôs os aspiradores ciclones em circulação para uso doméstico. Sua invenção revolucionou essa indústria. A marca, chamada Dyson, utiliza um sistema de duplo ciclone para remover o pó de superfícies e impedi-lo de voltar para o ambiente. Na parte superior é um multiclone para capturar partículas finas, enquanto que na de baixo é feito de único ciclone para separar as partículas maiores.
Fonte:// ehow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário