quinta-feira, 12 de abril de 2018

Aspirador de pó industrial e Pó doméstico do que ele é formado?

Saiba de onde vem o pó que está por toda a sua casa e como o aspirador de pó industrial pode ajudar


Quem quer que tenha cuidado da limpeza da casa por algum tempo certamente já se perguntou de onde vem todo aquele pó varrido quase diariamente do chão de nossas casas. Para a surpresa de muitos, o pó doméstico, dizem os cientistas, vem de nós mesmos. 
Segundo análises feitas com a poeira comum encontrada nas casas e apartamentos, mais de 70% dela é composta por células mortas de pele humana, que, em seu processo natural de descamação e troca, desprende incontáveis células já mortas diariamente. Os outros 30% que compõem a poeira se divide numa miscelânea de curiosos itens, como partículas de cabelos e pelos, terra (que chega às casa por meio das solas de calçados), ácaros e seus excrementos (aquele bichinhos microscópicos, velhos conhecidos de quem sofre de alergia), fibras de tecidos (provenientes de tapetes, carpetes e roupas em geral), pólen, fungos e até chumbo e arsênico, substâncias nocivas trazidas pelo vento.
Para quem sofre de rinite alérgica, que é a inflamação da mucosa nasal ocasionada pela produção de muco, varrer a casa pode ser uma tortura. A prática levanta do solo ondas de pó que se espalham pelo ambiente e chegam diretamente ao nariz até de quem está longe. Por isso, médicos e especialistas recomendam o uso de aspirador de pó industrial para retirar a maior parte da poeira do chão, estofados, tapetes e carpetes, e um pano úmido, que complementa a limpeza sobre os móveis e também no piso. É importante também tentar abolir o uso de cortinas, que concentram grandes quantidades de poeira e são difíceis de limpar. No lugar de cortinas, por que não persianas feitas em material sintético?
Bichos de pelúcia e, nos casos graves, bichos de estimação (infelizmente) não são muito indicados. No caso dos primeiros, o impedimento é devido à poeira que acumulam ? de novo a poeira. No caso dos animaizinhos, muitos soltam pelos em excesso na casa, o que pode causar as crises.
Quanto ao carpete, nem pensar! São um criadouro de ácaros e mofos de todos os tipos, terríveis para os alérgicos. Nem o mais potente aspirador de pó seria capaz de resolver a situação. Evite ainda tapetes muito grandes, que não podem ser retirados para lavagem a seco com frequência. No caso de tapetes pequenos, podem ser utilizados apenas sob a condição de passarem por uma rigorosa limpeza com aspirador de pó industrial  ao menos semanalmente, incluindo banhos de sol para exterminar fungos.
E quanto à lenda de que casas térreas acumulam mais poeira que apartamentos? Bom, essa afirmação não passa mesmo de uma lenda, provavelmente originada da idéia de que a movimentação da rua e das calçadas leva mais pó para uma residência no térreo do que um apartamento no alto.
Nas cidades isso não acontece simplesmente porque o pó está em todos os lugares! Carros, caminhões e mesmo o caminhar das pessoas levantam ondas de poeira que podem atingir mesmo os apartamentos dos mais altos prédios. Além disso, como foi dito no começo do texto, o pó é composto por nós mesmos. Se estamos no trigésimo andar de um edifício, a poeira certamente estará também.
Fonte://magazineluiza.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário