sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Escolha o aspirador de pó ideal

Veja algumas observações que você deve considerar antes de decidir qual tipo de aspirador comprar

  Não tem nada melhor do que um aspirador de pó velho e barulhento para nos fazer apreciar a importância de um eletrodoméstico que funciona apropriadamente em nossa rotina de limpeza doméstica.

A boa nova é que os modelos atuais não somente removem o pó e a sujeira, como também resolvem outros desafios domésticos mais irritantes, como remover pelo de animais e substâncias que provocam alergias. Veja abaixo algumas questões a considerar antes de decidir qual tipo de aspirador comprar.

Tipo de piso
Para casas com grandes áreas de piso acarpetado e tapetes, os aspiradores verticais com escovas rotatórias, que conseguem alcançar o pó e a sujeira solta, são os mais indicados. Se você precisa aspirar diferentes tipos de carpete, procure um modelo com função de regulagem de acordo com a espessura do carpete. Caso você também precise aspirar pisos rígidos - de madeira, ladrilhos e outros - escolha um modelo que permita desligar as escovas rotatórias (o que irá evitar que o piso fique riscado).

Para carpetes e tapetes mais delicados, confeccionados em lã, use um aspirador que tem somente a função de sucção (como os modelos stick, ou outro modelo que permite desligar as escovas rotatórias).

Os modelos canister são os mais indicados para aspirar pisos rígidos. Eles também são melhores do que os verticais para aspirar escadas, frestas e embaixo de móveis. Eles são mais fáceis de transportar, tornando-os ideais para casas de mais de um pavimento.

Dependendo das superfícies a serem aspiradas, você provavelmente irá precisar de vários acessórios: uma escova para piso com cerdas (mas sem peças móveis) para superfícies rígidas: um bocal turbo com escova giratória para carpetes felpudos; e um bocal para pisos rígidos e carpetes, incluindo fibras naturais como o sisal e o seagrass - que podem ser danificados por escovas giratórias. Pode ser que você precise adquirir os acessórios separadamente.    

Atenção ao espaço
Mesmo morando em uma casa ou apartamento pequeno, você pode tirar proveito da potência de 12 amp de um aspirador de porte com um design compacto e leve. Os aspiradores portáteis geralmente vêm com um tubo telescópico, tornando-os muito mais fáceis de ser estocados. Eles geralmente pesam menos de 6 kg, sendo mais fáceis de serem manuseados embaixo de camas e ao redor dos móveis.

Se sua casa é grande, você vai querer se beneficiar de um aspirador de porte. Além de aspirar espaços maiores de uma só vez, sua grande capacidade de armazenagem irá dispensar a troca frequente de sacos de pó. Lembre-se de procurar um modelo com um botão enrolador de cabo automático.

Fluxo de ar e sucção
Tapetes e carpetes são sujeitos ao tráfego pesado, tornando necessário um aspirador com fluxo de ar e sucção superiores. O fluxo de ar é medido em pés cúbicos por minutos - CFM. A maioria dos aspiradores tem fluxo de ar de 60 CFM a 80 CFM; este número pode ser muito maior em máquinas de qualidade superior.

A sucção é medida pelo nível da água do aspirador ¿ ou seja, quantas polegadas de água poderiam ser movidas através de um cano se o mesmo estivesse preso à mangueira do aspirador. Um nível de água de 80 a 100 polegadas é considerado bom. Entretanto, muitos fabricantes não informam estes números; é provável que você tenha de fazer uma pesquisa na internet ou consultar um vendedor.

Qualidade do ar
Nos últimos anos, o papel do aspirador de pó em controlar a qualidade de ar dentro de casa vem se tornando cada vez mais importante. Hoje em dia, a maioria dos fabricantes oferece modelos com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que são filtros de partículas de ar de alta eficiência, garantindo a coleta de 99,97 por cento da poeira e das partículas alergênicas, como as caspas de gato, medindo a partir de 0,3 micrômetros (como comparação, um fio de cabelo humano mede cerca de 100 micrômetros, ou 0,1 milímetros). Os filtros devem ser substituídos anualmente.

Filtros instalados em ambiente vedado, muitas vezes conhecidos como True HEPA, garantem que a poeira e as partículas alergênicas não escapem através de frestas do aspirador.

Pessoas alérgicas devem evitar aspiradores sem sacos de pó, pois a poeira e as partículas alergênicas podem ser transportadas pelo ar durante o processo de esvaziamento do recipiente de pó.

Animais domésticos
Uma mini escova turbo ¿ que acompanha alguns modelos de aspiradores, mas também pode ser encontrada separadamente ¿ é essencial para remover o pelo e as caspas deixadas por seu animal de estimação em seu estofado preferido (é melhor limpá-lo o quanto antes). Pode ser que você prefira aspiradores com sistema ciclônico de sucção - que separa as partículas sólidas, evitando que as mesmas se acumulem no filtro e impeçam o processo de sucção.

Outra opção de filtros é o Active HEPA, que usa o carvão para remover odores do tubo de escape do aspirador ¿ certamente uma vantagem para quem tem animais em casa.

Removendo o pó
A maioria dos aspiradores vem com acessórios básicos, como um bocal para cantos e frestas, uma escova redonda para remover poeira e uma escova para estofados. Acessórios extras incluem uma escova turbo (para limpar escadas acarpetadas e estofadas revestidos em tecidos felpudos) e um espanador telescópico (para limpar ventiladores de teto e molduras de gesso).  

Fonte:// Martha Stewart

Nenhum comentário:

Postar um comentário