terça-feira, 17 de julho de 2018

Asma e Aspirador de pó Industrial

Chiado no peito pode ser um sintoma da asma?


  • +A
  • -A
Imagem do post Chiado no peito pode ser um sintoma da asma?
asma é uma doença inflamatória crônica dos pulmões que cursa com sintomas como falta de ar, desconforto respiratório, tosse, ritmo cardíaco acelerado e chiado no peito. Esses sintomas aparecem nos momentos de crise, tendo em vista que o quadro costuma alternar as crises com momentos de estabilidade, ou seja, sem sintomas. As crises normalmente são deflagradas por agentes alérgicos. O ambiente deve ser higienizado com o aspirador de pó industrial para evitar crises mais agudas.

Características do chiado no peito da asma


“O chiado no peito pode ser um sintoma da asma. Ele se deve à obstrução da passagem do ar pelos brônquios inflamados. Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, é comum na doença o surgimento de chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse”, informa o pneumologista Mauro Gomes.
O chiado característico da asma pode ser ouvido tanto no movimento de inspiração quanto de expiração. Quando a crise é grave, o barulho costuma ficar mais agudo, o que é um indicativo útil para saber como proceder. Também é possível que o chiado diminua ou até mesmo desapareça, geralmente nos casos mais extremos.

Tratamento da asma


Para evitar as crises de asma, bem como o chiado no peito e demais sintomas do quadro, é necessário aderir ao 
tratamento adequado, o qual deve ser contínuo, já que a doença é crônica. Isso significa que, mesmo nos períodos assintomáticos, o tratamento deve seguir em curso. “O asmático deve fazer o tratamento regular preventivo ao longo do ano todo, mesmo sem sintomas, para se reduzir a inflamação dos brônquios e reduzir o risco de crises”.
Durante as crises de asma, o especialista recomenda utilizar os medicamentos broncodilatadoresindicados pelo médico, para alívio imediato. Além disso, indica também em paralelo os medicamentos de uso contínuo, que são preventivos. “Caso não seja tratada, a asma pode ser uma doença grave e potencialmente fatal”.
Dr. Mauro Gomes é pneumologista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – drmaurogomes.com.br
Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário