terça-feira, 25 de junho de 2013

Como funcionam os aspiradores de pó

Introduçãopor
Tom Harris - traduzido por HowStuffWorks Brasil



 
Ao beber refrigerante pelo canudo, você utiliza o mecanismo de sucção mais simples que existe. Sugar o refrigerante causa uma diferença de pressão entre a parte inferior e superior do canudo. Com a pressão na parte inferior maior que na parte superior, o refrigerante é empurrado para a sua boca.
O aspirador de pó trabalha com esse mesmo mecanismo básico, embora a execução seja mais complexa. Neste artigo, vamos olhar a parte interna do aspirador de pó para entender como a sucção funciona. Veremos que a concepção básica do aspirador é muito simples, mas utiliza  princípios da física para propiciar uma limpeza eficiente.

Em 100 anos de história, o aspirador de pó elétrico tornou-se um aparelho doméstico indispensável para a maioria das pessoas. O motivo é óbvio: imagine recolher toda a poeira do tapete com a mão!



O aspirador convencional pode parecer uma máquina complicada, mas na verdade, é formado por apenas seis componentes básicos:
  • uma porta de entrada, que pode incluir uma variedade de acessórios de limpeza
  • uma porta de saída
  • um motor elétrico
  • uma ventilador
  • um saco poroso para reter o pó
  • uma carcaça que contém todos os outros componentes

Quando você liga o aspirador de pó é isso que acontece:
  1. a corrente elétrica liga o motor. O motor está conectado ao ventilador, que tem pás inclinadas (como as de uma hélice de avião);
  2. à medida que as pás do ventilador giram, elas forçam o ar em direção à porta de saída (verifique Como funcionam os aviões para ver como isso acontece);
  3. quando as partículas de ar são movidas para frente, a densidade de partículas (e a pressão do ar) aumenta na parte da frente do ventilador e diminui na parte de trás.
Esta diferença de pressão entre a entrada e a saída do ventilador é semelhante à diferença de pressão no canudo quando você suga a bebida. O nível de pressão depois do ventilador cai abaixo da pressão fora do aspirador (a pressão atmosférica do ambiente). Isto cria a sucção, uma aspiração parcial para dentro do aspirador. O ar do ambiente externo entra no aspirador através da porta de entrada porque a pressão do ar dentro do aspirador é menor que a pressão externa.

Dois modelos verticais de aspirador, um com o sistema convencional de saco (à direita) e o outro com o novo sistema "ciclone" (à esquerda)

Enquanto o ventilador está funcionando e a passagem através do aspirador permanece aberta, existe uma corrente de ar constante que se movimenta entre a porta de saída e de entrada. Mas como é que uma corrente de ar coleta o pó e a sujeira do tapete?
Aspiradores centrais
O sistema de aspiração central torna a limpeza ainda mais fácil, pois evita que se transporte o aspirador para cada cômodo da casa. Clique aqui para saber Como funcionam os sistemas centrais de aspiração de pó.
Escovas e saco de pó do aspirador                                    Na seção anterior, vimos que a sucção criada pelo ventilador do aspirador de pó gerou uma corrente de ar que atravessa a porta de entrada chegando até a porta de saída. Esta corrente de ar é semelhante à corrente de água. As partículas de ar em movimento entram em contato com a poeira ou sujeira soltas. Se a sujeira é leve e a sucção forte, o atrito arrasta o material pela parte interna do aspirador. Este é o mesmo princípio que faz com que folhas e outros entulhos sejam levados por uma corrente de água. Alguns aspiradores também têm escovas rotativas na porta de entrada, que varrem a poeira e o entulho do tapete, facilitando o processo de arraste pela corrente de ar.


Os aspiradores verticais normalmente têm escovas rotatórias na parte inferior, que são acionadas pelo motor do aspirador ou apenas pelo movimento do ar

À medida que o ar empoeirado segue em direção à porta de saída do aparelho, ele passa pelo saco de pó. Esses sacos são feitos de material poroso (normalmente tecido ou papel), que atua como filtro de ar. Os poros do saco são grandes o bastante para deixar o ar passar, mas pequenos o suficiente para reter a maioria das partículas de sujeira. Quando a corrente de ar passa pelo saco, ficam no saco apenas a poeira e a sujeira.

O saco do aspirador é apenas um filtro que deixa o ar passar, mas retém a sujeira na parte interna

Você pode colocar o saco do aspirador em qualquer lugar entre a porta de entrada e a de saída, desde que a corrente de ar passe através dele. Nos aspiradores verticais, a passagem pelo saco é a última parte do trajeto dentro do aparelho. Logo depois que o ar é filtrado, ele volta para o ambiente externo. Nos aspiradores modelo canister, o saco pode ser posicionado antes da ventoinha e o ar é filtrado assim que entra no aparelho.
Usando esta idéia simples, os designers criaram muitos tipos de aspiradores de pó, com uma grande variedade de recursos de sucção. Na próxima seção, vamos ver alguns dos fatores que determinam a potência de sucção.

Fonte:http://casa.hsw.uol.com.br/aspiradores-de-po.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário